Ratos

O melhor serviço de eliminação de ratos no RJ

Eliminação de Ratos

Do ponto de vista sanitário, da proteção de alimentos e de outros bens, as espécies de maior importância são os roedores comensais, aqueles que vivem em estreito contato com o homem: ratazana (Rattus norvegicus), rato preto ou rato de telhado (Rattus rattus) e/ou camundongo (Mus musculus). Todas essas espécies de grande prolificidade.

Controle de Ratos:

O êxito no controle de roedores passa necessariamente, pelo manejo integrado de pragas, onde a inspeção e a identificação das espécies é fundamental para a decisão da estratégia de controle a ser adotada para as mais diversas situações.

Fale conosco hoje mesmo

Dedetização no Rio de Janeiro

Conheça as três espécies que encontramos nas áreas urbanas:

 

Rattus novergicus

Conhecido como ratazana ou rato de esgoto, é a maior das espécies. Abrigam-se em tocas que cavam na terra, em terrenos baldios, nas margens dos córregos, em lixões, sistemas de esgotos, bueiros, entulho etc. Alimenta-se basicamente de lixo doméstico.

Rattus rattus

Conhecido como rato de telhado, rato de forro ou rato preto, caracteriza-se por possuir grandes orelhas e cauda longa. Como o próprio nome já diz, costuma habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca do alimento e raramente escavam tocas. Alimenta-se de frutas, cereais e restos de comida.

Mus musculus

Popularmente chamado de camundongo, é o de menor tamanho entre as três espécies urbanas. De hábito preferencialmente intradomiciliar, costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas. Alimenta-se de restos de comida, disponíveis em fogão, mesa, chão, louças sujas etc.

Biologia e Hábitos:

Se caracterizam por serem pragas de áreas urbanas e agrícolas.

O rato norvegicus habitualmente vive em tocas no solo, próximo a cursos d’água ou valas, se deslocando através de trilhas até os pontos de alimentação. É uma espécie neofóbica e excelente nadadora.

O rato rattus difere não só em tamanho, como também em seus hábitos, tais como, construção de ninhos em topos de edificações e até mesmo em árvores. Tem grande habilidade em escalar e se deslocar em vigas e outras estruturas das edificações, graças ao apoio de seu longo rabo. Também é extremamente neofóbica.

Diferentemente das outras espécies, o M. musculus é extremamente neófito, possuindo em sua característica morfológica o alinhamento da cabeça com a espinha dorsal, podendo penetrar em pequenos orifícios. Destaca-se também pelo tamanho proeminente de suas orelhas contrastando com o tamanho de seu pequeno corpo.

Desratização no Rio de Janeiro
Controle de pragas urbanas
Ratos

As perdas econômicas causadas pelos roedores são muitas; entre elas: o rendimento dos cultivos, a qualidade dos produtos agrícolas armazenados, além dos danos as estruturas e instalações residenciais e industriais, como roedura de cabos elétricos, tubulações, embalagens, peças de madeira etc.

Os roedores abrigam ectoparasitos, sendo importantes portadores de agentes causadores de uma série de enfermidades infecciosas, entre as quais se destacam: peste negra, peste bubônica, salmonelose, leptospirose, tifo, hantavirose e muitas outras.

Os ratos veiculam doenças, e podem ocasionar acidentes por mordedura em crianças, pessoas idosas ou imobilizadas. E até perdas econômicas, com a inutilização de alimentos por onde passam.

Na verdade, é necessário inutilizar qualquer alimento em que haja suspeita ou evidência de contato com a urina, fezes ou roedura de ratos.

 

Raticida
Dedetização profissional

Clique nas imagens para ampliar: