Broca

Eliminação de broca com produtos eficientes no Rio de Janeiro?

Eliminação de Brocas especializada

Dentre os insetos xilófagos, dois grupos são os principais responsáveis pelos danos causados às madeiras, nas mais diferentes situações onde essa matéria-prima é utilizada. Esses dois grupos são os Cupins e as Brocas de Madeira.

Os prejuízos causados por esses insetos são, em grande parte, desconhecidos. Estima-se valores despendidos no seu combate mas são desconhecidos os prejuízos advindos da perda das madeiras atacadas e os custos resultantes da sua reposição.

O conhecimento da biologia desses insetos é base fundamental na adoção de medidas preventivas e curativas. Seus hábitos de vida, reprodução, exigências quanto à temperatura e umidade são alguns dos fatores que determinam procedimentos a serem adotados no seu controle.

 

Dedetização de brocas

 

Fale conosco agora mesmo

As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira. Embora elas vivam relativamente pouco tempo (algumas espécies só vivem 24 horas na forma adulta), elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira ou podem fazer elas mesmas os locais de oviposição (depende da espécie).

As larvas do inseto eclodirão dos ovos e poderão formar galerias por toda a madeira até se tornarem adultos, quando então sairão da madeira infestada para novamente ovopositar em outros locais.

Observe que quando o adulto emerge, formando o furo característico na madeira, já não resta mais nada a não ser o estrago causado na madeira. Mesmo assim é interessante proceder ao tratamento para imunizar a madeira naquele ponto. Não se esqueça de calafetar os furos após o tratamento.

 

ABRIGOS

Tanto os adultos como as larvas das brocas se alimentam de madeira.

PREVENÇÃO/MÉTODOS DE CONTROLE

Para evitar a infestação em móveis é importante proteger a madeira, com aplicação de produtos (liquido ou aerossol). A proteção deverá ser feita em todas as superfícies não acabadas dos móveis que possui, assim como as juntas nas madeiras. Geralmente é por estes locais que as broca irá penetrar novamente.

Ciclo de Vida

As brocas de madeira são besouros cujos ovos são depositados em peças e estrutura de madeira, bambu, cana da índia. Ao eclodirem as larvas, estas iniciam sua alimentação realizando galerias na peça de madeira infestada, e expelindo um pó fino oriundo desta atividade. Quando cessa o aparecimento do pó, a larva completou seu desenvolvimento e se prepara para empupar. Após algumas semanas ou meses (às vezes até anos), emerge o adulto.